Iced Earth – Plagues of Babylon

    Por Angelo Costa Saggio.

    Uma banda que dispensa comentários, liderada pelo mestre Jon Schaffer há mais de 20 anos, tem enorme importância na cena e 11 álbuns lançados.

    Aqui, temos o 11o. álbum de estúdio, o segundo com Stu Block no comando dos vocais.

    O quinteto que gravou esse álbum conta com Stu Block nos vocais, Jon Schaffer e Troy Seele nas guitarras, Luke Appleton no baixo e Raphael Saini na bateria (convidado).

    Foi lançado aqui no Brasil pela Shinigami Records que sempre traz grandes títulos e bandas aos nossos ouvidos e com certeza figurou em muitas listas dos melhores álbuns de 2014.

    O importante é que com a entrada de Stu, a banda já mostra uma regularidade maior nessa nova fase e a tendência é melhorar ainda mais nos próximos álbuns. Ao vivo, Stu incorporou um gás maior às apresentações deixando os shows mais intensos.

    Aqui, temos 13 sons com mais de 1 hora de muito heavy metal, com uma ótima produção e arte da capa bem elaborada como sempre.

    O álbum não é tão intenso como o “Dystopia”, mas está mais metal do que nunca e podemos ver que Stu está mostrando melhor suas habilidades e macetes.

    Já na primeira faixa “Plagues Of Babylon”, temos um clima mais melancólico e seu andamento bem característico que dá pra saber logo que é Iced Earth. Na seqüência, vem a pesada “Democide” que ao vivo funciona muito bem.

    Em seguida, vem “The Culling”, um pouco mais arrastada, com um clima épico e a cozinha bem sincronizada com baixo e bateria, mantendo o bom nível da música.

    A sonzeira “Among the Living Dead” começa um pouco cadenciada e depois fica bem pesada, seu metal tradicional se mostra bem eficiente, o refrão é de empolgar com solos técnicos e tem a participação de Hansi Kürsh, do Blind Guardian que deixou o som mais brilhante ainda. Hansi também fez backing vocals no álbum.

    Outra faixa marcante é “Resistance” pelas suas variações dentro da mesma música, com peso, cadência e riffs de muito bom gosto.

    Em “The End?” e “If I Could See You”, o destaque é Stu que mostra seu lado mais melódico, com sons bem dosados de melodia e peso na medida certa, ponte para Stu mostrar suas facetas.

    Em “Cthulhu”, vemos uma banda já madura que tem em sua marca ao longo dos álbuns sempre fazer sons com variações, mostrando no mesmo som peso, melancolia, técnica, melodia e uma banda bem coesa que não deixa a peteca cair.

    Um som que remete aos anos 90 é “Peacemaker”, com um ritmo contagiante e com aquele refrão que gruda na mente, simples e direta.

    Na seqüência, temos “Parasite”, uma composição e tanto com muita consistência de todos os integrantes, com riffs muito bem elaborados e de muita melodia.

    Em “Spirit of the Time”, dá para ver que o grupo mostra melodias e solos de muita emoção, maior marca desse álbum, logicamente com as variações no ritmo e refrões que sempre são um show.

    E para finalizar o álbum, temos “Highwayman”, de autoria de Willie Nelson e Johnny Cash, com participação especial de Russell Allen (Symphony X, Adrenaline Mob) e Michael Poulsen (Volbeat) que dividem os vocais com Schaffer e Stu, uma cover que foge do metal mas, ainda sim uma ótima homenagem a dois monstros da música.

    Não é um trabalho que traz muitas novidades, mas tem tudo que a banda criou ao longo dos anos, uma identidade própria e uma sonoridade bem particular.

    É um álbum que temos que ouvir algumas vezes, pois a cada audição iremos encontrar mais elementos diferentes e variações que evidenciam que Stu evoluiu e ainda pode evoluir mais.

    É um álbum que não pode faltar na coleção e não vão se arrepender pois é Metal Tradicional muito bem elaborado e de qualidade.

     

    Formação:

    Stu Block (Vocal)

    Jon Schaffer (Guitarra)

    Troy Seele (Guitarra)

    Luke Appleton (Baixo)

    Raphael Saini (Bateria)

    Sons

    1 – Plagues Of Babylon

    2. Democide

    3. The Culling

    4. Among the Living Dead

    5. Resistance

    6. The End?

    7. If I Could See You

    8. Cthulhu

    9. Peacemaker

    10. Parasite

    11. Spirit of the Times

    12. Highwayman

    13. Outro

     

    Contatos

    Facebook: https://www.facebook.com/OfficialIcedEarth

    Twitter-https://twitter.com/_IcedEarth

    YouTube-https://www.youtube.com/user/OfficialIcedEarth

    Site: http://www.icedearth.com/

    http://www.shinigamirecords.com/

    More Albums From This Genres: ,

    WARRANT – BRIDGE OF METAL

    Heavy Metal, Heavy Metal

    SEVENTH SEAL – MECHANICAL SOULS

    Heavy Metal, Heavy Metal

    OPETH – PALE COMMUNION

    Heavy Metal, Heavy Metal

    ACCEPT – BLIND RAGE

    Heavy Metal, Heavy Metal

    MAD OLD LADY – POWER OF WARRIOR

    Heavy Metal, Heavy Metal